Postado por
Reflexões

Lean é desenvolver!

O sucesso na implementação do Lean está em desenvolver a organização. E desenvolvimento não é algo que ocorre do dia para a noite, não é mesmo? Mas, deixaremos esse assunto para outro momento e agora, focaremos no Lean!

Você decide implementar o Lean. Você investe em treinamentos para alguns colaboradores e líderes e os resultados projetados logo aparecerão, correto? Não, na verdade não é bem assim…

Treinar as pessoas é fundamental, sim. Mas antes de investir em treinamentos, em métodos e ferramentas, questione-se: A sua organização possui os pré-requisitos necessários para ter sucesso na jornada Lean?

Mas quais pré-requisitos são esses? Podemos citar alguns:

  • Existe na organização um ambiente de diálogo e confiança, aonde problemas são tratados como fonte de aprendizado?
  • As pessoas são motivadas a contribuir com melhorias?
  • Há reconhecimento em todos os níveis da organização, desde líderes até a área de produção e operações?

Se a sua resposta é sim para todas as perguntas, ótimo! Se você não tem tanta certeza assim, que tal começar por aí? Ter uma cultura de melhoria é a base fundamental para ter sucesso na jornada Lean!

E por onde começar?

Uma forma de iniciar a mudança na cultura da organização é, por exemplo, revisitar os conceitos do nosso conhecido de longa data: O Programa 5S!. Mas lembre-se: não estamos falando de 5S aplicado somente no ambiente fabril, não! Mas 5S no escritório também! Na mesa do chefe? Sim! A mudança envolve todos os níveis da organização – e começa pelos líderes!

Porém, 5S não é só descartar, limpar, organizar, padronizar. A organização precisa enxergar quais benefícios o programa traz. Como o 5S está contribuindo para melhorar os índices de segurança? Como está contribuindo para melhorar os índices de qualidade? Como está contribuindo com a eliminação de desperdícios e ajudando no resultado financeiro da organização? Quando essas conexões estiverem claras para todos, você começará a criar uma verdadeira cultura de melhoria contínua.

Então, este é um processo fácil? Nem sempre! Seja pela falta de entendimento da importância deste primeiro passo ou pelo anseio em resultados rápidos, as organizações podem não estar dispostas em investir o tempo necessário para se criar o ambiente favorável para a implementação do Lean.

Mas e os treinamentos? Value Stream Mapping, Kanban, Poka-Yoke, entre muitos outros… Você coloca um grupo de colaboradores em uma sala, o instrutor aplica o treinamento e pronto! – as coisas vão acontecer e os resultados surgirão imediatamente! Não…, também não funciona desta forma.

Após o Treinamento, é fundamental acompanhar os colaboradores na implementação dos métodos e ferramentas. Tentar, errar, tentar de novo, errar de novo, melhorar! Acompanhar e aprender juntos!

Reconhecer cada contribuição e celebrar as conquistas. É assim que os resultados aparecem!

Desenvolver a organização é muito mais que treinar. Desenvolver a organização é mudar a cultura, a forma de trabalho, os valores e as crenças. É aprender com os erros. É reconhecer. É celebrar. É aprender com o outro a todo o momento.

 

 

Uma linda jornada Lean pra você!

Luciana d’Assumpção