Postado por
Reflexões

Você compreende que a filosofia Lean pode nos auxiliar a sair dessa crise? Vamos refletir juntos!

Foi em meio a competitividade do mercado, lançamento frenético de novos produtos e serviços, consumo desenfreado, bolha especulativa, trânsito caótico, dança das cadeiras nos comandos político-econômico e empresariais no Brasil e no mundo, disputas diplomáticas entre as potências mundiais (ou poderíamos dizer “guerras disfarçadas”), que ocorreu um fenômeno ímpar chamado Covid-19. E tudo parou!

Isso nos tirou da zona de conforto de uma forma abrupta e claro, no primeiro momento, resistimos, porque a fase de resistência faz parte do processo! No entanto, o desafio se mostrou implacável e as ações tomadas pelos governos impactaram diretamente no modus operandi que estávamos acostumados.

Rapidamente tudo mudou!

Os tipos de negócios e negociações, de trabalho, de estudos, de aquisição do conhecimento, de postura, de entregas, de lazer, de entretenimento, entre muitos outros elementos, deixaram de ocorrer como nós estávamos acostumados!

De um momento para o outro não podemos mais viajar, passear, comprar em lojas físicas, frequentar nossos restaurantes preferidos, e em muitos casos, os profissionais não puderam nem ir às empresas para trabalhar!

Embora para se proteger da ameaça do Covid-19, a sociedade tenha se recolhido em seus lares e adquirido novos hábitos de consumo, imediatamente começou a sentir falta do que era bom! Da comida boa do restaurante preferido; da escola das crianças; das reuniões nas empresas; dos eventos sociais e profissionais que ocorriam o tempo todo fazendo com que o dia a dia fosse agitado.

Isso é o fim do mundo! Pensou o time dos desesperados.

É uma oportunidade de refletir e se reinventar! Pensou o time dos otimistas.

Bom, como tudo na vida, são dois pontos de vista, nesse caso, o negativo: tudo o que nos foi tirado! E o positivo: nos trouxe tempo para reflexão!

Essa reflexão nos levou a perceber que podemos viver com bem menos e que muitas situações desperdiçavam nosso precioso tempo!

Vamos analisar?

Você ouve alguém reclamando que sente falta do congestionamento no trânsito nas cidades e nas rodovias? De poluição sonora e do ar? Das filas nos atendimentos aos serviços de diversas naturezas? Do excesso de pessoas nos aeroportos, rodoviárias, supermercados, farmácias, hospitais, cinemas, teatros? Eu tenho certeza que não! Também não vejo ninguém sentindo falta de problemas de qualidade no produto e/ou no serviços adquiridos, sem falar claro, no stress ao contactar o serviço ao cliente (pós-venda) para resolvê-lo.

Aí você se questiona: O que o Lean tem a ver com isso?

Saiba que faz parte da filosofia Lean se reinventar, com simplicidade combater os desperdícios e buscar maneiras eficientes de melhorar a performance dos negócios. Isso sem perder de vista a importância em agregar valor ao cliente e com custos competitivos. Sendo assim, a filosofia Lean é uma ferramenta que certamente auxiliará as empresas a se reerguerem desta enorme crise que assola toda a economia.

A filosofia Lean propõe que as empresas revisitem urgentemente seus processos e envolvam suas equipes na busca pela melhoria e redução dos custos operacionais. Nesse momento tão importante quanto manter o cliente atual, é ampliar o market share para seguir em frente a essa nova ordem que se forma. Para isso, as empresas terão que aprender a fazer mais com menos, ou seja, ser bem mais enxutas, eliminar a não agregação de valor, ampliar sua produtividade e, por consequência obter lucratividade para se manter no mercado.

Você sabe que é o time dos otimistas que está buscando soluções para os desafios que essa crise tem apresentado para as  organizações?

Compartilhe conosco como você tem usado o Lean como uma forma de se reinventar.

Olga Silva & Rosinda Silva