Postado por
Reflexões, Sem categoria

Olá! Sou a Karina Oliveira, uma das fundadoras da Takt Lean Business. Gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre a minha filosofia de vida, o Lean.

Quando me perguntam o porque de empreender e qual é o meu propósito com isso, sou rápida na resposta: quero mudar a vida das pessoas através do Lean.

Quero ver as pessoas felizes e motivadas por estarem fazendo coisas que facilitam suas vidas, deixam seu trabalho mais produtivo, eficiente e menos vulnerável a erros. Quero vê-las motivadas por estarem contribuindo com os resultados da empresa, motivadas em aprender e crescer junto com a organização.

Ao longo da minha carreira tive o privilégio de acompanhar a transformação de algumas pessoas na jornada Lean. Desde a primeira abordagem, do medo do desconhecido e da novidade; até a empolgação por incorporar os conceitos Lean no trabalho, em casa e na vida.

É importante destacar que a jornada é longa, requer resiliência e paciência, mas é sem dúvida muito gratificante. Dá-se um passo de cada vez. As vezes dá-se passos para trás, depois muitos outros para frente, mas com a certeza de que trabalhar por um propósito vale muito a pena.

Na busca pelo propósito, o papel da liderança é fundamental. Entretanto, venho destacar não somente os líderes formais, responsáveis por cargos e salários, mas também os líderes de influência, de empatia e motivação.  Lideres informais que influenciam e se empenham em fazer as coisas acontecerem e se transformarem. Alguns deles chamamos de facilitadores ou embaixadores Lean; pessoas que acreditam na metodologia e se esforçam para ver os planos e resultados saindo do papel.

Na implementação do Lean, o papel desses facilitadores é muito importante. Eles motivam, disseminam conhecimento, escutam ativamente as pessoas na busca de compreender suas necessidades e a guiar a equipe através da melhor metodologia de trabalho.

E os resultados? Eles vêm com certeza.  Quanto mais empatia, empoderamento, escuta ativa e oportunidade, mais as pessoas se desenvolvem e se dedicam a causa. Os resultados são gerados por meio das pessoas e quanto mais engajados seus colaboradores, mais resultados você terá para celebrar.

Por isso, na minha opinião, para uma implementação de sucesso, destaco alguns pontos:

– Pessoas necessitam entender o PORQUE e ver benefícios para si. Se o ponto de vista é somente financeiro, isso pode causar desconfiança e ameaça, e com isso o importante fator confiança não será bem estabelecido.

– Pessoas necessitam ser ouvidas. Muitas oportunidades de melhoria já se criaram na mente de seus colaboradores, basta dar a eles a oportunidade de serem ouvidos.

– Ser paciente. Nada vem do dia para noite. Para resultados sólidos são necessárias ações consistentes e mudança de comportamento.

– Praticar a empatia. Saber das dores dos outros, entender que somos humanos e erramos, entender nossa natureza e como trabalhar melhor com ela.

– Praticar a resiliência. As vezes as dificuldades ao longo do caminho e a falta de suporte causam frustração, mas temos que mirar no objetivo e manter firme a direção.

Construir um bom plano de Comunicação. As pessoas precisam saber o porque, como, o que, aonde. Adequar a comunicação com o público e inovar nesse contato suportando os líderes é fundamental.

– Liderança preparada para ensinar, apoiar e inspirar as pessoas além de buscar facilitar os processos, é primordial.  

– Liderança que busca a compreensão do Ser Humano, ciente de que os frutos do trabalho virão em forma de resultados e por meio do investimento nas PESSOAS.

– Capacitar influenciadores e facilitadores além dos líderes formais, pois eles irão propagar o conhecimento e motivar colegas a acreditarem no proposito e seus resultados.

Já fui inspirada por líderes formais e informais. Fui ouvida. Alguns demonstraram empatia quando errei e tive a oportunidade de aprender e me desenvolver nas metodologias Lean & WCM. Sou muito grata a todos que me ajudaram nessa caminhada.

Atualmente tenho a oportunidade de ensinar e multiplicar meu conhecimento de Lean; fazer a diferença em empresas e despertar o mindset de melhoria contínua no bem mais importante, as Pessoas.

Resultados são gerados por pessoas.

Minha missão é promover resultados por meio da capacitação e conhecimento em empresas que buscam a excelência pela aplicação do Lean & WCM.

Quer saber mais como implementar o Lean?

Karina Oliveira